Funcionamento de terça a domingo #MatilhaCultural contato@matilhacultural.com.br

Ouveavó – Rodas de compartilhamento com Avó Bernaldina

40 Views

Mestra nas artes orais macuxi. Além de panton, taren, palavras encantadas de cura; e o eren, cantos indígenas. Ela abre caminhos com maruai(rezina sagrada macuxi – pajé vegetal) e roda de parixara no YBY Festival de Música Indígena.

VÓ PAVOA VOZ ECOA NUVEM AVOA AMOR POVOA ARERUIA HOMOLOGAÇÃO

A Vovó Bernaldina (Meriná Eremu) vem a São Paulo nos reverberar em cura e calor das pimenta ardida, da voz apavoada que faz tremer o céu. Estrelará entre encontro alimento na Matilha Cultural, lançamento de livro na @B_ARCO. Move “Rios Roças e Redes no Jardinalidades com Jaider Esbell. Em cada passo destes caminhos traz também suas absurdas miçangas e tecerias que serão expostas a venda em todo seu percurso.

Moradora da Comunidade Maturuca _TI Raposa Serra do Sol, VÓ Bernaldina tem sido uma das anciãs mais ativas e sua voz tomba fronteiras.

A mestra tem na juventude indígena uma esperança grandiosa para a continuidade das práticas sagradas. Vó Bernal gosta de falar em Macuxi e te explicar cada canto em português, gosta de compartilhar e cantar histórias, artista manual, a arte da palavra nascida da oralidade e não da escrita, um tutorial em forma de ser, sua fala constrói o comer o fazer o cotidiano ser sagrado e profundo.

ENTRADA COLABORATIVA