Matilha Colombiana traz dança, cinema e oficinas do país vizinho para a Matilha Cultural

219 Views

Parceria com coletivo Prende La Vela transforma o primeiro sábado do mês da casa em imersões à cultura e universo da Colômbia com workshops, exibições audiovisuais e festas temáticas

São Paulo, abril de 2019 – Desde a alegria e receptividade do povo à diversidade artística, a Colômbia é um dos países vizinhos e sul americanos que mais se assemelha ao Brasil. Para trazer um pouco mais desse universo, o primeiro sábado do mês, na Matilha Cultural será dedicado à cultura colombiana. A partir do próximo dia 6 de abril acontece o “Matilha Colombiana”, uma parceria com o coletivo Prende La Vela que conta com workshops de danças e vivências locais, exibições de filmes e documentários e com festas típicas, embaladas de cumbia, mapalé, salsa, curralao, bullerengue, champeta, entre outras sonoridades.

Há um ano o Coletivo Prende La Vela, organizado por Andrea Villalobos e Nilen Cohen, leva a diversidade das danças colombianas às ruas de São Paulo. Os eventos começaram de maneira aberta e itinerante no início de 2018 com curadoria musical e apresentações baseadas nos gêneros escolhidos por nativos da Colômbia. O objetivo é disseminar a cultura do país e também gerar a troca com os passos de ritmos brasileiros.

O Matilha Colombiana estreia com a exibição do documentário “Totó” de Héctor Francisco Córdoba, oficina de cumbia e mapalé ministrada por Nilen Cohen e Andrea Villalobos, e encerra as atividades com festa ao som da DJ Kamomilah, diretamente de Cartagena.

Serviço:

Matilha Colombiana

Endereço: Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542 – República, São Paulo – SP)

Data: todo primeiro sábado do mês, a partir de 06/04

Horário: 18h00 às 22h

Sujeito à lotação

Entrada Consciente

www.matilhacultural.com.br

Programação:

18h00 – Oficina de ritmos colombianos: Cumbia e Mapalé

Ministrada por integrantes do coletivo Prende La Vela, a aula é para todo o público que tem interesse em aprender os princípios básicos dos ritmos tradicionais da Colômbia

Duração: 60 minutos

Lotação: 20 pessoas

19h00 – Exibição do documentário “Totó”Direção: Héctor Francisco Córdoba

Sinopse: Totó traz uma viagem pelo Caribe colombiano, pelas suas pessoas, suas paisagens, suas tradições e sua música. Um percurso que nos permite compreender os cantos das suas mulheres e a reverberação dos tambores a partir de Totó, La Momposina, ícone da cultura e da música colombiana.

Duração: 53 min

Lotação: 68 lugares

20h00 – Festa Matilha Colombiana
Com músicas e ritmos colombianos, a DJ Kamomilah nasceu em Bogotá e viveu grande parte da sua vida na colorida e fervorosa Cartagena. Escritora apaixonada, começou suas curadorias musicais nas festas privadas da cidade amuralhada. Pesquisando ritmos como champeta, reggaeton, salsa e dance hall, chega em São Paulo em 2014 e começa uma parceria com o coletivo colombiano de dança ‘Prende la vela’ em dezembro de 2018, divulgando ritmos folclóricos em diálogo com os urbanos.


Deixe seu comentário!