Funcionamento de terça a domingo #MatilhaCultural contato@matilhacultural.com.br

CINE ALAGOAS | PROGRAMAÇÃO 2

EM OBRA  (Alice Jardim) 

SINOPSE: Como se constrói um olhar?

TODAVIA (Alice Jardim)

SINOPSE: Entre vias e transformações, um organismo vivo. A cidade a partir de outro olhar ? cenas urbanas triviais ? delineando geometrias imaginárias que entrelaçam fluxos reais.

DILUÍDA  (Alice Jardim)

SINOPSE: A cidade transborda em miragens de luz.

CRIATURA (Nivaldo Vasconcelos, Alice Jardim)

SINOPSE: As amarras invisíveis se derretem e a mulher está pronta para a metamorfose.

ZOÉ  (Alice Jardim)

SINOPSE: Dançar a dança da cidade é propor discutir ou simplesmente sentir a beleza que se esconde por trás das sombras, do tráfego do trânsito, do barulho que se faz música, do vento que dança nas saias, nos cabelos, nas árvores e dentro da gente.

MARÉ VIVA ( Alice Jardim e Lis Paim)

SINOPSE: Não há em mim a cidade onde tantos homens nadam. Só maré enquanto a persigo. Um filme para Maceió.

ENTRE CÉUS (Alice Jardim )

SINOPSE: Ver a olho de pássaro, do alto, mas também ver o detalhe. A ambição de estender ao máximo a capacidade de observar acompanha a Idade do Ouro dos holandeses. O que ocorre quando olham outras terras e outro mar, vastíssimos, ao oposto da terra natal?

CINE ALAGOAS | PROGRAMAÇÃO 1

PARTEIRAS (Direção: Arilene de Castro) 

SINOPSE: Este documentário é parte integrante do Inventário de Saberes e Fazeres da Pessoa Idosa do Campo de Alagoas, que se propõe a criar ferramentas de registro, proteção e transmissão do conhecimento tradicional sustentado por sábios (as) especialistas da Produção Artesanal, Gastronomia Popular, Farmacopeia e Parteria Tradicional no Agreste e Sertão alagoanos. Filmado em Coité do Noiá, Arapiraca, Olho D?água Grande, Minador do Negrão, São Sebastião, Igaci, Palmeira dos Índios, Major Izidoro e Jaramataia.

CORAÇÃO SEM FREIO (Direção: Cris da Silva e Hallana Lamenha) 

SINOPSE: Débora não tem freio no coração.

EU ME PREOCUPO (Direção: Paulo Silver)

SINOPSE: Após a morte do marido, Jande tenta reconstruir sua vida. Paulo, seu filho, procura entender a direção que as coisas tomaram.

TERESA

SINOPSE: A vida de uma jovem Performer entra em conflito quando ela é convidada para interpretar Santa Teresa D’Ávila em um filme.

CINECLUBE SALADA DE CINEMA EXIBE LUCIA VOLTOU A FUMAR

Duração: 23 min,
Diretor: Iuri Bermudes da Weinberger
Elenco: Adriana Guerra
Produção: Iuri Bermudes da Weinberger
Fotografia: Charlene Rover
Roteiro: Iuri Bermudes da Weinberger
Duração: 23 min Ano: 2017
País:  Brasil
Cor: Colorido
Sinopse: Foram dois anos sem fumar, e agora talvez, ela passe uma vida inteira fumando.

RAIVA

Classificação: 14 anos

Direção: Sérgio Tréfaut

Roteiro: Sérgio Tréfaut baseado no romance “Seara de Vento” de Manoel da Fonseca.

Elenco: Hugo Bentes, Sergi Lopez, Leonor Silveira e Catarina Wallenstein.

Sinopse: Portugal, 1950. Nos campos desolados do Baixo Alentejo, maltratados pelo vento, pela miséria e a fome, a violência explode: dois assassinatos numa noite. Qual a origem desses crimes? Baseado no romance Seara de Vento de Manuel da Fonseca, Raiva conta a história de uma família de camponeses, que luta pelo trabalho e pela dignidade durante a ditadura portuguesa.

PASTOR CLAUDIO

Direção: Beth Formaggini

Elenco: Cláudio Guerra, Eduardo Passos, Ivanilda Veloso

Gênero Documentário

Nacionalidade Brasil

Não recomendado para menores de 10 anos

Um encontro histórico entre duas figuras pessoalmente antagônicas: o bispo evangélico Cláudio Guerra, responsável por assassinar e incinerar os opositores à ditadura militar brasileira, e Eduardo Passos, um psicólogo e ativista dos Direitos Humanos.

AS FILHAS DO FOGO

Direção: Albertina Carri

Elenco: Cristina Banegas, Sofía Gala, Erica Rivas

Gêneros Drama, Erótico

Nacionalidade Argentina

Insatisfeitas com suas próprias vidas, três mulheres independentes de meia-idade se encontram por acaso, bem longes de suas casas, e começam a se relacionar de maneira poliamorosa. Quando percebem que estão livres daquilo que acreditam ser regras sociais possessivas, elas decidem formar um grupo cujo propósito é libertar outras mulheres que estejam passando pelos mesmos problemas.

DÊ LEMBRANÇAS A TODOS – DORIVAL CAYMMI

Direção/Roteiro: Fábio Di Fiore e Thiago Di Fiore

Produtor executivo: Aguinaldo Di Fiore Filho

Distribuidora: Maff

Duração: 73 minutos

Classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: Dorival Caymmi, em toda carreira, criou pouco mais de 100 canções. O suficiente para se tornar um dos maiores compositores da música popular brasileira. Seu estilo é único: letras simples e uma batida de violão que ninguém copia. Um artista por essência, expressava o que via na própria vida não só através da música, mas também do desenho e da pintura. De sua infância aos dias de hoje, o documentário traça a trajetória da vida de um dos fundadores da música popular brasileira.

Elenco: Dorival Caymmi, Dinahir Caymmi, Danilo Caymmi, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Paulo Jobim, Angela Maria, Jards Macalé, Hermínio Bello de Carvalho, Bibi Ferreira, Paloma Amado, Solange Carybé, Nana Caymmi, Dori Caymmi, Jairo Severiano, Ricardo Cravo Albin, Georgiana de Moraes e Maria de Moraes.

 

IMAGEM E PALAVRA

Data de lançamento 14 de março de 2019 (1h 34min)

Direção: Jean-Luc Godard

Elenco: Jean-Luc Godard

Gênero Experimental

Nacionalidade França

Não recomendado para menores de 14 anos

Godard parte de montagens de imagens para refletir sobre aspectos do cinema e do mundo. Colando cenas de filmes, de reportagens, de vídeos caseiros e mesmo de desenhos, o cineasta aborda as funções do tempo e do espaço, utilizando em particular o caso das imagens sobre o mundo árabe de como são percebidas pelo mundo ocidental. Título original Le Livre d’image

ACABOU O AMOR

Em junho de 2013, pessoas de duas diferentes partes do mundo foram às ruas para gritar sua insatisfação.Quando o Parque Gezi estava ocupado, na Turquia, no Brasil, pessoas nas ruas protestavam contra o aumento da tarifa de ônibus. O documentário segue a história do narrador dos “Protestos de Gezi” cujo passado está conectado com o Brasil. Ouvindo o povo brasileiro cantando nas ruas “Acabou o Amor! Isso aqui vai virar a Turquia!”, o narrador inicia uma viagem ao Brasil para encontrar respostas sobre esses protestos que acontecem ao mesmo tempo, em locais tão distantes. “Acabou o Amor” tem como objetivo refrescar nossas memórias de luta ouvindo as histórias de outra parte do mundo.

 

 

SOBRE RODAS

Direção: Mauro D’Addio

Elenco: Cauã Martins, Lara Boldorini

Lucas, um menino de 13 anos, chega a uma nova escola depois de um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele fica amigo de uma colega de classe, Laís, que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Uma jornada se inicia quando eles descobrem o paradeiro do pai dela e decidem fugir juntos para tentar encontrá-lo.