Matilha

Matilha

Happy Hour Nota Reias com Walmir Gil e Convidados

Quinta, é noite de jazz com gigante da música brasileira, Walmir Gil e convidados. 

Venha prestigiar NOTAS REAIS - WALMIR GIL CONVIDA ! Apresentação -  entre 20h e 22h30, na galeria. Se Walmir não puder comparecer, outros monstros da música, indicados pelo mestre, comparecerão para encher a galeria com o melhor do jazz !

Evento Quinzenal 

Entrada: 10$ consumação*

 

 

#jazzparatodos

Exibição "Casual" no Matilha Cultural

  • Published in Cinema

Dia 25 de março as 16:30 curta-metragem do skatista André Viana em exibição na matilha cultural 

 

"Casual é um vídeo de skate produzido em Juiz de Fora (MG) e outras cidades por onde passei. Vejo o interior como um ambiente pouco receptivo ao skate. Onde andar nas ruas é, ainda mais, um ato de resistência e afirmação da cultura.

 

Os registros foram captados de forma espontânea, nos últimos 2 ou 3 anos. Em meio aos amigos, buscamos nos divertir, explorar e interagir com a cidade. Construímos esse vídeo de acordo com as situações e localidades. Não há muita regência, apenas casualidades." André Viana, produtor do vídeo.

 

Direção e Edição - André Viana

Trilha Original - André Medeiros

Piano e Sintetizador - João Pedro Castanheira

Super8 - André Viana

Imagens Adicionais - Ian Dias / Renato Riguetti/ Eduardo Rezende/ Mateus Amaral/ Marcelo Garcia/ Josimar Freire/ João Vítor Galvão.

 

Skatistas - João Vítor Galvão/ Rodrigo Nascimento/ Josimar Freire/ Heitor Gomes/ Eduardo Rezende/ João Vítor Fouraux/ Thiago Bartels/ Ian Dias/ Renato Miller/ Renato Riguetti/ Pedro Friedhein/ Vítor Leal/ Nicholas Dias/ Diogo Andrade/ Célio Kodai/ Thalysson Weba/ Daniel Marques/ Marcelo Garcia/ Alexandre Cotinz/ Felipe Oliveira/ Luis Moschioni/ Raphael Gibson/ Carlos Daniel/ Thiago Gorgon/ Edson Claro/ André Viana/ Hichan Baker/ Alexis Dawson/ Murilo Romão/ João Pedro Castanheira/ André Lisboa/ Angelo Ribeiro/ Pablo Pessanha/ Eduardo Bairrinhos/ Mateus Amaral/ Vítor Pinella/ Filipe Furtado/ Jhonatan Martins/ Rodrigo dos Santos/ Jan Yuri. 

Em Exibição Unica o filme Situcionalista de Murilo Romão no dia 18/03 no Cine Matilha

  • Published in Cinema

 

Inspirado no movimento político e artístico da década de 50 de mesmo nome, “Situacionistas” 

Dia 18 de março ás 16 horas.

 

Sobre o filme:

 

Em meio a um caos aparente ou diante de uma ordenação inesperada, os skatistas estão a ocupar as brechas do urbano valendo-se, pois, daquilo que poucos notam. A materialidade da cidade é explorada de maneira astuciosa por aqueles que não medem esforços para perscrutar suas infinitas possibilidades. Verdadeiros flanantes e apreciadores das texturas, eles não se comportam em seus lugares em virtude das missões que planejam cumprir: conquistar toda sorte de espaços, esgarçar os significados de seus equipamentos, ampliar as vozes daquilo que é público. Instigado por estas potencialidades citadinas do skate, Murilo Romão, skatista profissional e produtor audiovisual, lança seu mais novo projeto.

Intitulado Situacionistas, trata-se de mais uma produção focada em apresentar não apenas o exercício de uma prática corporal — o skate —, mas também os usos criativos que podem ser feitos das cidades. Assim como nos demais títulos já lançados por ele ("Ser do Centro", "Flanantes" e "Sob a aparente desordem"), o vídeo em questão conta com a participação de streeteiros natos, como Didi Wanks; Luiz Apelão; Leo Fagundes; Daniel Marques; Marcelo Garcia; Klaus Bohms, dentre outros, além do próprio Murilo Romão. Todos buscam picos nos mais variados locais, das pedras portuguesas do centrão paulistano aos mármores de Paris, das profundezas de Porto Alegre ao calor do Rio de Janeiro. Entre manobras técnicas e conflitos, entre a sensação de se perder em ambientes familiares e o exercício da alteridade, Situacionistas nada mais mostra as situações cotidianas que fazem dos skatistas sujeitos urbanos de difícil captura.

 

Direção: Murilo Romão

Produção: Murilo Romão

 

A partir de 22 de março, Eu Não Sou Seu Negro em exibição no Cine Matilha

  • Published in Cinema

 

 "Indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem" 

 

 

Sinopse:

Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Em 1979, James Baldwin iniciou seu último livro, “Remember This House”, relatando as vidas e assassinatos dos líderes ativistas que marcaram a história social e política americana: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Baldwin não foi capaz de completar o livro antes de sua morte, e o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck, que combina esse material com um rico arquivo de imagens dos movimentos Direitos Civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais que ainda clamam os mesmos direitos.

 

Ficha Técnica:

 

EUA | 2016 | 1h 32min. | Documentário |

 

Direção: Raoul Peck

Roteiro: James Baldwin, Raoul Peck

Produção: Raoul Peck, Rémi Grellety, Hébert Peck

Elenco: Samuel L. Jackson

Lançamento: 4 de fevereiro de 2017 (Brasil)

 

Programação:

 

De 22 de março á 8 de abril, SESSÕES DUPLAS, segue horários:

 

Dias 22, 23 e 24/03 ás 17h e ás 18h:50min

Dia 25/03  ás 15h e ás 20h 

Dias 29, 30, 31/03 e 01/04 ás 17h e ás 19h 

Dias 05, 06, 07 e 08/04 ás 17h e ás 19h

 

 

 

 

 

 

Olhar Instigado em exibição no CineMatilha

  • Published in Cinema

OLHAR INSTIGADO 

 

Filme discute arte de rua e o olhar dos artistas sobre a cidade de São Paulo

 

 

 

 Sinopse 

 

Três artistas se apropriam do espaço público e apresentam sua visão e sua forma de manifestá-la na maior cidade da América do Sul. O filme é um mergulho nas ruas de São Paulo pelo olhar instigado de Alexandre Orion, Bruno Locuras e André Monteiro, o Pato. 

 

 

Ficha Técnica:

 

Brasil | 2016 | 71 min. | Documentário 

 

Direção CHICO GOMES, FELIPE LION 

Roteiro GUILHERME MORAES QUINTELLA, CHICO GOMES 

Produção BOSSA NOVA FILMS,  BIONDANI PRODUÇÕES e Expresso4 Filmes.

Distribuição: O2 Play e Spcine

Lançamento comercial:  9 de março 2017 

 

Programação:

 

A partir do dia 15  de março até 24 de março, segue horários: 

 

Dias 15, 16, 17 e 18/03  ás 20h:30 min.

Dias 22, 23 e 24/03 ás 20h:30 min.

 

 

 

 

 

 

Passando a Bola... Delas... Dia 10 de março na Matilha Cultural

 

Passando a Bola... É Delas...

Dia 10/03 das 18:00 as 22:00hs

Passa a Bola é um evento cultural que abre outros espaços pra linguagens que já estão em efervescência na rua e que estão ligadas entre si naturalmente como a poesia e o rap. 
A ideia é uma dinâmica toda “mixada” entre os artistas: uma poesia é declamada passa pra uma música ao vivo e segue pra uma performance de dj e assim sucessivamente onde muitas histórias são contadas e conduzindo o publico a novas experiências. 
Nesse mês de março, tido como o mês da mulher e do hip hop, o Passa a Bola pretende ser mais um ponto de fortalecimento para a expressão artística feminina que muito tem a celebrar em conquistas e muito a discutir sobre as estáticas desiguais.  Além da convergência de todas a minas que vão participar, que resulta sempre em uma troca inspiradora. A renda será convertida para o movimento das Mães de Maio. Acreditamos que o time escalado pra essa edição e uma ótima amostra da produção artística atual. 

Passa a Bola...é delas….
 
Na Matilha Cultural, Pocket Show de  Bivolt; Livia Cruz; Bia D'oxum; Lurdez da Luz; Stefanie Roberta; Pamelloza e BrisaFlow. Intervenção Poética  de Roberta Estrela D’Alva; Mel Duarte e  Pam. Mais discotecagem com Dj Sophia. Entrada 5 reais. 
 
Saiba mais sobre o passando a Bola clicando em:  Apresentação Passa a Bola...
 
 

Lançamento Vídeo Clipe curta metragem "A Pegada" - MC Gra dia 7 de março

Lançamento do curta e videoclipe da música A Pegada, de MC Gra e produção de Coletico Filmes. Haverá roda de conversa, exibição de outros clipes da artista e pocket show. 

 

McGra possui um trabalho de rap com pegada fortemente feminista. Participam do vídeo a banda As Valquírias, Amanda Oliveira, coordenadora do projeto social Ielar de São José do Rio Preto (cidade que serviu de cenário para as filmagens), Eliane Dias, produtora responsável pelo grupo Racionais MCs e advogada com atuação na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Outra participação importante é a de Roberta Estrela D'Alva, apresentadora da TV Cultura do programa Manos e Minas.

Acontece também o lançamento de outro videoclipe, intitulado Esse é meu momento, de Sabrinha Rocha feat MC Gra e Desonestras Crew. Fechando os lançamentos com o single Colhendo Luzes, de Cynthia Luz feat MC Gra. (Reggae/Blues).

Junto ao evento terá atração musical com a DJ Simmone Lasdena e Flavya Gaeta, solo de dança da artista Natasha Vergiliou e pocket show com Poetiza (Ragga). A entrada será R$ 5.

E abrindo a matilha cultural no mês de março, exposições de artistas mulheres com as obras: A Pegada, de Anna Magalhães, Rua da Modura, de Els, Art Bitencourth, de Ester Bitencorth e Mural mulheres ao sol, de Ju Akina.

 

Abertas as Inscrições Para 2° edição da Feira da Matilha especial "Só as Minas"

  • Published in Eventos

Segunda edição da Feira da Matilha acontece no mês de março

 Evento busca incentivar o consumo de produtos orgânicos e a atuação

de pequenos produtores

 

A segunda edição da Feira da Matilha acontece no dia 25 de março, na Matilha Cultural. O objetivo da feira é incentivar o consumo de produtos artesanais e pequenos produtores. A verba adquirida pela Matilha Cultural será revertida para as ações culturais, sociais e ambientais do espaço. A feira acontece das 11h às 19 horas.

 A Feira da Matilha seguirá os moldes da edição passada, com curadoria dos stands. O objetivo é oferecer variedade de produtos. Todos inscritos serão considerados, abriremos oportunidade a todos, os que não serão selecionados para esta feira, serão na próxima.

 

Critérios para participação da edição da feira da Matilha Só as Minas:

 

 Se inscrever até o dia 10/03

 Somente artesãs

Fazer a divulgação da Feira da Matilha, em sua página e redes sociais. (Flyer digital e Evento)

Serão aceitos todos os seguimentos para a feira, exceção a gastronomia (serão aceitos somente produtos vegano e vegetariano).

Inscrições somente pelo formulário online: INSCRIÇÕES ENCERRADAS, link indisponivel.

Todos selecionados serão informados por e-mail

 

Dois Tamanhos de Stands

O valor do stand  de 1,50 M2 será de 55 reais. (Não será cobrado porcentagem de venda)
O valor do stand  de 1,80 M2 será de 75 reais. (Não será cobrado porcentagem de venda)

Formas de Pagamento e Política de Reembolso

 

Sobre o espaço

 

Local fechado, com ar-condicionado.

Disponibilizaremos uma mesa e uma cadeira, por stand

Proibido trazer mesas de fora 

Stands com metragem de 1,50 M2 e  1,80 M2.

Os stands serão dispostos no espaço da Arena e da Galeria ( Link sobre o espaço: http://www.matilhacultural.com.br/?Itemid=115)

Proibido colar, pendurar, pregar nas paredes cartazes ou produtos, pois estaremos com a exposição

Proibido remover ou danificar as obras nas paredes.

Teremos ponto de distribuídas de tomadas para os stands, mas pedimos que tragam uma extensão, caso necessário ampliar.

Teremos placas de orientação ao público com a localização dos stands

Teremos música ambiente.

 

Duvidas enviar por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Centro de Convivencia É de Lei Promove Cine Debate, na matilha cultural do Filme Cidade Cinza, com diretores e convidados

O Centro de Convivência É de Lei e a Matilha Cultural convidam tod@s para este "chá de lírio" especial, com a exibição do filme "Cidade Cinza" e debate com os diretores e convidados na Matilha.

 

Sobre a atividade: "Chá de lírio" é o nome da tradicional roda de conversa que fazemos no Centro de Convivência É de Lei, cada semana com um(a) convidado(a) que traz um tema de interesse dos participantes. Nesta semana, para discutir o grafite / pixo, vamos exibir o filme "Cidade Cinza" que documentou as ações da prefeitura de São Paulo - na gestão de Gilberto Kassab - de atropelar os grafites e pixos, impondo um "lindo" cinza pelos muros e viadutos da cidade. Em 2017, com a versão Dória da "Cidade Linda", a polêmica voltou ao debate, especialmente após a prisão de grafiteiros e também do novo projeto de lei, recém aprovado na Câmara dos vereadores, que poderá instituir multa de 5 mil reais aos pixadores ou grafiteiros, além de dificultar a compra de sprays.

 

Após o filme, contaremos com a presença dos diretores do filme, Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita, e outros convidados para puxar a conversa. Vamos trocar ideia sobre o filme, pixo / grafite, exclusão social, direito à cidade e as ideias do atual prefeito sobre o que seria sua "Cidade Linda". Linda para quem?

 

PROGRAMAÇÃO

15h - Exibição do filme "Cidade Cinza"

16h30 - Roda de conversa com os convidados

* Durante a roda de conversa será servido um chá. Não é de fumar e também NÃO será de lírio! Mate ou hortelã gelado. 

 

Filme: “Cidade Cinza”

Sinopse:

Alguns pensam que São Paulo tem excesso de cinza. Este documentário compila as vozes de reconhecidos artistas urbanos que colorem a cidade com grafites e se manifestam contra as autoridades que cobrem suas obras com a cor do cimento.

Duração: 1h 25m

Documentário

Lançamento: 22 de novembro de 2013 (Brasil)

Direção: Marcelo Mesquita, Guilherme Valiengo

Curso livre de Roteiro, como Desenvolver Uma Ideia Audiovisual com Toni Resende

  • Published in Cursos

 

Curso livre de Roteiro 

Como Desenvolver Uma Ideia Audiovisual

Da Ideia ao Roteiro

 

Curso em quatro módulos semanais de 4 horas com conteúdo programático que vai desde a definição da ideia, passando pela epifania do momento, a subjetividade, percepção, construção do conceito e sua formalização. O desenvolvimento da ideia estruturada dentro da linguagem e formato audiovisual, logline, sinopse e pesquisa.

 

Desenvolvimento do argumento dentro da estrutura rítmica, aplicação de paradigmas diegéticos e extração escaletada de eventos, interpolação de ações, nexo causal para pontos de virada e condução ao clímax. Gêneros e formatos dentro da estrutura da tripla articulação linguística, seus elementos diretos e indiretos e seus aspectos linguísticos e semióticos.

 

Formatação técnica do roteiro utilizando a base Masters Scenes, além da apresentação das opções de formatação eletrônicas. E o aluno poderá fazer o download do livro de forma gratuita.

 

 

Bibliografia do curso

 

Teoria das Ideias - Platão por Aristóteles

Dicionário da Teoria Da Narratologia – Carlos Reis e Ana Cristina Lopes

Semiótica da linguagem – Umberto Eco

Introdução a Teoria do Cinema - Robert Stam

A Arte do Cinema - Bordwell e Kristin

Guia Prático: Masters Scenes - Humo Moss

 

 

 

Ficha Técnica

 

Horário das 09:00 as 13:00 aos sábados 

Datas: 11.03 – 18.03 – 25.03 – 01.04 

Carga Horária: 16 horas

Valor: R$ 400, 00*

 

Formas de pagamento:

deposito ou Presencial no café da matilha (dinheiro, débito, Credito e parcelamento no crédito)

*Pagamento antecipado até prazo de inscrição, 09.03

 

 

Para se Inscrever

 

Inscrição até dia 09/03

Enviar por e-mail:

 - Nome;

 - CPF;

 - Telefone;

 - Comprovante de deposito

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.



Sobre Toni Resende

 

Cinéfilo, roteirista e diretor de cinema e TV formado em comunicação Social licenciado em audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, e é dono da produtora RBWS (www.rbws.com.br), que atua produzindo institucionais para o mercado publicitário. Na RBWS Roteiros (http://roteiros.rbws.com.br) faz assessoria internacional de roteiros para festivais e concursos internacionais, além de apresentar projetos para as agências de talento. Na preparação e desenvolvimento de produtos audiovisuais faz análise de roteiros (scriptdoctor), é tradutor e roteirista, atuando no mercado norte americano de tv e cinema independente desde 95.

 

Em 2016 lançou o guia prático Como Fazer Um Roteiro Audiovisual Para Iniciantes. (http://roteiros.rbws.com.br/guia_pratico).

 

Em 2015/16 produziu o curta metragem Selfies, que foi escolhindo para o acervo do festival francês Festival International du Court Métrage à Clermont-Ferrand.

 

Em 2015 produziu o curta de animação Hastags – Epifanias Urbanas, que foi distribuido no mercado internacional em 2016.

 

Subscribe to this RSS feed